Saturday 17 June 2017

O que está a acontecer ao Museu dos Transportes e Comunicações?

Museu dos Transportes e Comunicações, exposição "O Automóvel no Espaço e no Tempo", 2015 (Foto: Maria Vlachou)
Esta semana, estive no Museu dos Transportes e Comunicações no Porto para um workshop na pré-conferência do ECSITE (a rede europeia de centros e museus de ciência). Gosto de regressar ao espaço da Alfândega, tenho boas memórias, como visitante e como profissional. Há dois anos, tinha lá estado numa conferência da Associação Internacional de Museus de Transportes e Comunicações, que muito me marcou, e aproveitei para revisitar a exposição do automóvel (“O Automóvel no Espaço e no Tempo”) e para conhecer a exposição “Comunicar”.

Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações (Foto: Maria Vlachou)

Ao aproximar-me da Alfândega na manhã de Quarta-feira, reparei que não havia nenhuma indicação no exterior de que o edifício alberga o Museu dos Transportes e Comunicações e das exposições que apresenta. Havia a lona do ECSITE, outra sobre uma regata de barcos rabelos e - descobri com surpresa - um grande painel a ocupar parte da fachada e a anunciar uma exposição sobre Leonardo da Vinci.


Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações (Foto: Maria Vlachou)
Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações (Foto: Maria Vlachou)

A minha surpresa, no entanto, foi muito maior quando, num intervalo do workshop, ao passear pelos corredores, descobri que a exposição “O Automóvel no Espaço e no Tempo” estava encerrada. Encerrada permanentemente e não temporariamente. Esta sempre foi uma das minhas exposições favoritas. Falo sempre dela nas minhas formações como um exemplo de como um tema que, a priori, me pareceu de pouco interesse, tornou-se fascinante através de uma boa narrativa. Neste caso, de uma excelente narrativa, bem contada, com linguagem clara, com entusiasmo e sentido de humor. Em 2017, poderíamos esperar ver esta exposição encerrada temporariamente para uma necessária renovação. Mas encerrada definitivamente? Porquê?

Stand na recepção do Museu dos Transportes e Comunicações, de onde foi retirada a faixa que anunciava a exposição "O Automóvel no Espaço e no Tempo" (Foto: Maria Vlachou)

Comecei, então, a juntar as peças e fiquei a pensar o que é que estará a acontecer ao Museu dos Transportes e Comunicações? Nada o anuncia no exterior do edifício, no interior desaparece uma das melhores exposições e, entretanto, surge uma outra, sobre Leonardo da Vinci... Que, para quem tem o olho um pouco mais treinado nestas questões, apresenta, em termos de comunicação, todas as características de uma “iniciativa-de-fazer-dinheiro”; que não é assumida por ninguém, mas que tem o apoio do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal do Porto e da Universidade do Porto, entre outros. Quem apresenta esta exposição? Porque é que não está identificado nos suportes de divulgação? Porque é que a exposição é apresentada na Alfândega?


Através de um suporte mais pequeno no balcão da recepção, somos informados que as reservas para esta exposição são feitas através do email reservas@otw.pt  Vamos ver quem é a owt.pt e somos confrontados com a informação “SORRY! If you are the owner of this website, please contact your hosting provider: webmaster@otw.pt  


Entrada do Museu dos Trasportes e Comunicações (Fotos: Maria Vlachou)

A exposição tem website próprio e, se chegarmos ao fundo da homepage, descobrimos que é Promotor by [sic] Out of the Wall”. Se clicarmos no link, somos levados para os Bilhetes, ficamos sem saber quem é Out of the Wall.

Sinto que algo está a acontecer ao Museu dos Transportes e Comunicações. Como profissional e como visitante, gostava de perceber o quê. Os sinais exteriores são preocupantes. Como é que estas opções são justificadas pela AMTC-Associação para o Museu dosTransportes e Comunicações, cujos associados promotores fundadores incluem, entre outros, a Câmara Municipal do Porto, a Direcção-Geral do Património Cultural e a Direcção Regional de Cultura do Norte?

No comments: