A minha comunicação no Museu Nacional Grão Vasco intitulada "Que língua é esta? A barreira da linguagem na divulgação e partilha do património cultural". Texto e apresentação
Saturday, 21 April 2018
Que língua é esta?
A minha comunicação no Museu Nacional Grão Vasco intitulada "Que língua é esta? A barreira da linguagem na divulgação e partilha do património cultural". Texto e apresentação
Thursday, 12 April 2018
Towards Cultural Access and Participation in Portugal
O meu artigo para a revista Howlround, a propósito do encontro plenário do IETM - International Network for Contemporary Performing Arts no Porto. Ler artigo
Saturday, 17 March 2018
Arte, Comunidade e Liderança em debate no congresso do ISPA
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Photo: Christopher Duggan Photography |
Thursday, 15 February 2018
Libertemos o Mark Deputter
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Imagem retirada do jornal Público. Foto: Nuno Ferreira Santos |
Foi um bom exercício para todos nós a conversa com a
Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto (CVP), ontem no Teatro Maria Matos (MM).
Como tem sido um bom exercício toda a conversa gerada após o anúncio da sua
decisão de arrendar o MM e de o tornar num espaço para o grande público, que
possa ser rentável.
Monday, 29 January 2018
Ainda sobre o Maria Matos: o etos de um teatro
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"Have a Good Day!", de Vaiva Grainytė, Lina Lapelytė, Rugilė Barzdžiukaitė (Foto: Simonas Svitra). Teatro Maria Matos, 2017 |
Etos: (grego éthos, -ous, costume, hábito), substantivo
masculino
Conjunto de características ou valores de determinado grupo ou movimento.
Fonte: Dicionário Priberam
Conjunto de características ou valores de determinado grupo ou movimento.
Fonte: Dicionário Priberam
Anne Pasternak assumiu a direcção do Brooklyn Museum em Nova Iorque em 2015, sucedendo a Arnold L. Lehman, que tinha ocupado o lugar durante 18 anos. A Anne impressionou-me pela positiva na sua primeira entrevista ao New York Times quando afirmou: “I am excited to build on that ethos of welcome” (numa tradução livre minha: Estou entusiasmada por poder construir sobre esse etos de bom acolhimento).
Na altura da nomeação de Pasternak houve várias vozes a
criticar a escolha de alguém que nunca tinha trabalhado num museu. No
entanto, a mim bastou-me esta frase, mesmo-mesmo no final do artigo no New York
Times, para pensar: Ela percebeu! Ela percebeu “quem” é o museu para o qual vai
trabalhar.
Sunday, 28 January 2018
TS Elliot, um terrível artista hip-hop
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Uma imagem do projecto Contratempo no programa do Isto é PARTIS. |
O jornal inglês The Guardian deu recentemente a notícia de uma crítica da poetisa Rebecca Watts, intitulada “O culto do nobre amador”, ao trabalho de um grupo de jovens poetisas que Watts considera que constitui "O óbvio denegrir do envolvimento intelectual e a rejeição do ofício”. A crítica gerou uma discussão muito interessante, e bem-vinda, em relação ao valor da poesia erudita e da poesia popular, sendo que a resposta de Don Paterson (poeta escocês, vencedor do prémio TS Elliot e editor de duas das jovens poetisas) foi cativante: "Não precisa de gostar do que as pessoas fazem, mas penso que deve avaliá-lo em função das suas próprias ambições. Caso contrário, é como dizer que TS Elliot foi um terrível artista de hip-hop. É verdade, e então?”.
Saturday, 13 January 2018
O que o Maria Matos significa para mim (ou: porque é que assinei o abaixo assinado)
No dia 17 de Dezembro de 2017, o jornal Público
publicava uma entrevista da Vereadora da Cultura de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, onde se anunciava que “o [Teatro] Maria Matos (MM) terá um
modelo de programação bastante diferente, com carreiras mais longas e uma maior
preocupação de captação de público, para ser rentável”. A notícia foi, no mínimo,
surpreendente para mim. Diria mais, lembro-me que, ao ler, senti uma espécie de
dor física.
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