Joe Raedle / Getty Images, retirado de NPR |
O ano de 2014 foi marcado
nos EUA pela morte de negros desarmados nas mãos de polícias nas cidades de
Ferguson, Cleveland e Nova Iorque. Foi o ano em que Eric Garner morreu,
repetindo "Não consigo respirar" ...
Nesse mesmo ano, na sua
declaração conjunta sobre Ferguson e eventos relacionados (que ficou conhecida
como “Museums Respond to Ferguson”), profissionais dos museus posicionaram-se
sobre o papel dos museus perante essas mortes trágicas. Há três pontos dessa
declaração que destaquei num post que escrevi na altura.
Primeiro, os signatários
lembraram a todos que “Novas leis e políticas irão ajudar, mas qualquer movimento em
direcção a uma maior compreensão e comunicação cultural e racial deve ser
apoiado pela infra-estrutura cultural e educativa do nosso país. Os museus
fazem parte desta rede educativa e cultural.”
Segundo, que "Como mediadores
culturais, todos os museus devem comprometer-se em identificar de que forma
podem relacionar-se com questões contemporâneas relevantes",
independentemente de suas colecções.
Em terceiro lugar, e mais
importante no momento pelo qual os EUA estão a passar agora, eles declararam o
seguinte: “Até
agora, apenas a Association of African American Museums emitiu
uma declaração formal sobre as questões mais amplas relacionadas com Ferguson,
Cleveland e Staten Island. Acreditamos que o silêncio de outros museus envia
uma mensagem de que estas questões são uma preocupação apenas para os
afro-americanos e os museus afro-americanos. Sabemos que este não é o
caso."
Sabíamo-lo então e sabemo-lo
agora. Com a morte, na semana passada, de mais um homem negro desarmado, George
Floyd, sob o joelho de um polícia, repetindo "Não consigo respirar" -
a mais recente de uma série de mortes de negros desarmados nas mãos da polícia
este ano -, o cenário no mundo dos museus americanos parece bastante diferente.
Quase seis anos após a declaração “Museum Respond to Ferguson”, parece haver
uma maior consciência entre os museus em relação às suas responsabilidades perante
as comunidades - membros da sua equipa, artistas, vizinhos, visitantes,
doadores e apoiantes
(clique nas imagens para
as tornar maiores ou no link para as visualizar no Facebook)
Oakland Museum of California no Facebook |
Metropolitan Museum no Facebook |
Whitney Museum of American Art no Facebook |
High Museum of Art no Facebook |
The Phillips Collection no Facebook |
Tate Gallery no Facebook |
Portanto, talvez neste momento a pergunta a ser feita seja "Essas questões são uma preocupação apenas para os museus americanos?". Com certeza que não, e não importa o quanto tentemos convencer-nos a nós próprios – que "não somos racistas, mas..." - do contrário. O progresso verificado nos EUA - talvez também porque a actual presidência tenha tornado algumas organizações culturais mais conscientes de seu papel e responsabilidades na sociedade, bem como dos seus fracassos no passado - é significativo, traz esperança. Esperança que, por exemplo, um dia, a maioria das pessoas em Portugal reconheça instantaneamente os nomes Cláudia Simões ou Flávio Almada e que isso se deva também aos museus e outras organizações culturais do país. Isto tem a ver com as nossas relações culturais, com o vivermos juntos em sociedade, com a política no melhor dos sentidos. Isso acontecerá quando os museus assumirem o seu papel político. Mas também quando os cidadãos exigirem que o façam.
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