Field Museum, Chicago (fotógrafo desconhecido) |
Em Dezembro passado, houve um intenso debate entre os
profissionais de museus nos EUA a respeito do papel dos museus na sequência da
morte de negros pela da polícia em Ferguson, Cleveland e Nova Iorque. Os nossos
colegas norte-americanos sentiram fortemente que os museus fazem parte da rede
cultural e educacional que trabalha no sentido de uma maior compreensão
cultural e racial. Será que eles se referiam especificamente aos museus com
colecções afro-americanas? Ou a museus situados nas comunidades onde os eventos
ocorreram? Não, não se referiam apenas a estes. "Como mediadores
culturais, todos os museus devem procurar identificar formas criar ligações com
relevantes questões contemporâneas, independentemente da sua colecção, enfoque
ou missão." (ler a declaração na íntegra)
Na altura, concordei com a posição mais cautelosa de Rebecca Herz. Acho arriscado incentivar um museu (ou qualquer outra instituição) a agir
independentemente da sua missão, mas, como Rebecca referiu: "Eu
pessoalmente acredito que os museus devem alinhar todas as suas acções com a
sua missão, que deve estar relacionada com a colecção ou o enfoque. E acho que
se pode encontrar uma ligação entre qualquer colecção e a vida contemporânea,
mas que estas ligações devem ser cuidadosamente consideradas e desenvolvidas.
" (ler post)
Enquanto estava a seguir esta discussão muito interessante
que ocorria no outro lado do Atlântico, no dia 15 de Dezembro, um refugiado
iraniano invadia um café em Sydney fazendo reféns. Dezasseis horas depois, a
polícia interveio, matando o atacante, assim como dois dos reféns. Temendo
represálias contra os membros da comunidade muçulmana que usavam o traje
islâmico, os habitantes de Sydney ofereceram-se para acompanhar nos transportes
públicos os seus vizinhos muçulmanos que se sentiam inseguros. Soube disto no
início da manhã de 16 de Dezembro, através da página de Facebook do Immigration
Museum. O museu partilhou a notícia do Guardian e juntou-se ao resto dos
australianos, numa tomada de posição contra o preconceito e a violência.
Tomar posição não é algo simples, especialmente para uma
instituição (por oposição a um indivíduo). Não é uma decisão que pode ou deve
ser tomada apressadamente, uma reacção ao momento. Deve ser um acto
"natural", o resultado de uma política consciente, estruturada e
sustentada de intervenção cívica / política, de acordo com a missão da
instituição. É também uma grande responsabilidade.
No mês passado, três jovens muçulmanos foram assassinados na
sua casa na Carolina do Norte, EUA. Numa altura em que os jornais noticiavam
que os motivos do atacante ainda não eram conhecidos, o Arab American National
Museum partilhava na sua página no Facebook a sua tristeza pela perda dos três
jovens, insinuando que este tinha sido um crime racial. Pensei que era muito
cedo, que o museu estava a tirar ilações, o que não me pareceu ser nem
responsável nem útil. Perguntei ao museu se fazia uma declaração como aquela para
cada assassinato nos EUA. Outras pessoas (não o museu) responderam que as
vítimas eram americanos-árabes, de modo que o museu fazia bem em reagir.
Reformulei a pergunta e questionei se o museu fazia uma declaração para cada
americano-árabe assassinado, se assumia que o assassinato de qualquer
americano-árabe era um crime racial. Acho que os museus não devem atirar-se e
fazer declarações antes do tempo.
Mais recentemente, em Portugal, o Museu Nacional de Arte
Antiga publicou uma declaração sobre a destruição de tesouros arqueológicos do
Museu de Mosul por militantes do ISIS. Foi uma boa surpresa, uma vez que este
museu, como a maioria dos museus portugueses, não costuma tomar posições
publicamente. Alguém poderia argumentar que isso não foi exactamente uma
declaração política e que se tratava de uma assunto algo "seguro"
para o museu; pode ser. Veio também num momento em que os especialistas ainda
estavam a tentar perceber se os objectos destruídos eram os originais ou
cópias; talvez por isso, pareceu uma reacção um pouco precipitada. Estou mais
interessada, no entanto, em perceber se essa foi uma acção pontual ou o
primeiro acto de uma política concreta e a longo prazo de reconhecer e assumir
as responsabilidades civis-políticas-culturais do museu. Seria óptimo se assim
fosse, o tempo o dirá.
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