Giselle Ciulla, Clark Art Institute (imagem retirada do website) |
Serão
todas as pessoas que se sentem fascinadas com a medicina, que seguem as
notícias, que ficam maravilhadas com os avanços registados e que os
compartilham com outras pessoas, "médicos"?
Será uma pessoa deslumbrada com as estrelas, que lê sobre
elas, que tem um telescópio e que faz observações, um "astrónomo"?
Serão todas as pessoas que gostam de arte, que já têm algumas
peças favoritas e que desejam partilhar e discutir os sentimentos e as ideias
que estas obras lhes suscitam, "curadores"?
O que distingue um amador de um profissional e uma pessoa
interessada de um amador? Esta não é propriamente uma questão original, mas o
contexto em que os museus operam hoje em dia coloca-a novamente em cima da
mesa.
Quando li pela primeira vez sobre o projecto uCurate do Clark
Art Institut em Williamstown, EUA, fiquei muito entusiasmada com a ideia.
Escrevi na altura que este é também o
papel dos museus na sociedade, um papel que permite o envolvimento, a
participação activa, que reconhece que há mais do que uma versão da
"verdade" e que cria um lugar para estas serem partilhadas. Houve uma coisa, porém, que me fez sentir mais crítica: o facto da Giselle Ciulla,
uma menina de 11 anos cuja proposta ganhou o concurso de 2012, ser mencionada no site do Instituto como "curadora".
Será a Giselle uma curadora? Será que o facto de ela ser uma
jovem com interesses, ideias, necessidades, opiniões, que escolheu uma série de
obras do acervo do Instituto e fez delas uma exposição, a torna curadora? Ou
será que um curador é uma pessoa que – para além de ideias, necessidades e
sentimentos – tem o conhecimento técnico que pode ajudar a fazer das ideias e
das necessidades exposições interessantes, inspiradoras e relevantes, espaços
abertos para serem discutidas mais que uma verdades, com a ajuda hoje em dia de
pessoas que desejam ser envolvidas? A Wikipedia é um projecto colaborativo
impressionante, para o qual as pessoas podem contribuir e onde podem partilhar os seus
conhecimentos. Por trás das entradas, no entanto, há "curadores", que
garantem que a informação partilhada é precisa, caso contrário, o projecto
perderia a sua credibilidade. Que analogias poderíamos encontrar aqui com o
mundo dos museus e os seus projectos de “crowdsourcing”?
Num artigo
intitulado What is photography when everyone´s a photographer?, Joan Fontcberta é citado a dizer "Tirar uma
fotografia hoje é fácil e pouca atenção é dada ao ofício. Isto significa que a
qualidade da arte já não reside na fabricação, mas sim, na prescrição de
significado". Quem é responsável por prescrever um "sentido" nos
museus e por ajudar a cumprir as intenções? Ed Rodley afirma no seu post ’Outsourcing’ the curatorial impulse: “Se tivesse
que caracterizar a essência da curadoria hoje em dia, seria ‘criação de
sentido’”.
Longe de defender a figura do "omnisciente e
todo-poderoso curador" e sendo muito a favor de todas as iniciativas que
procuram envolver as pessoas interessadas no trabalho de museu (para que o que
neles se apresenta possa ser o resultado de uma ampla participação e dos
contributos de várias pessoas, e assim, mais relevante), não chegaria ao ponto
de não distinguir ou de confundir os papéis dos envolvidos.
Num artigo recente intitulado Everybody's an art curator, Elen Gamerman aponta algumas das principais questões na debate
actual: "A tendência está a provocar um crescente debate entre artistas,
curadores e outros profissionais do mundo da arte sobre tudo, desde onde traçar
a linha entre amadores e especialistas até o que constitui uma exposição
“crowdsourced”. Até onde podem ir museus em delegar opções ao público? Quão
firmemente devem controlar a votação sobre o conteúdo de uma exposição? E em
que momento é que um museu começa a parecer mais um centro comunitário?".
Actividades com a comunidade no Santa Cruz Museum of Art and History (imagem retirada do blog de Nina Simon, Museum 2.0) |
Boa pergunta ... Uma pessoa que frequenta o curso que estou
actualmente a dar sobre Comunicação em Museus, depois de ver a TED Talk de Nina
Simon Opening up the museum, perguntou: "O
museu [Santa Cruz Art and History
Museum, onde Nina Simon é a directora] integra os trabalhos feitos pelas pessoas que frequentam as suas oficinas
nas suas colecções?". E eu gostaria de acrescentar: "Se sim, ficam
com todos eles, com alguns, quais são os critérios?". Sou uma grande
admiradora de Nina Simon e da sua visão sobre museus participativos, mas não
devemos limitar a nossa avaliação do que ela está a tentar fazer a ganhos
financeiros e número de visitantes. Há muito mais que isso e a Nina está a
fazer aquilo que muitos outros directores de museu deveriam fazer: arrisca,
experimenta, avalia.
O contexto em que os museus funcionam hoje é específico, mas
toda esta situação não é propriamente nova. Acontece sempre que haja uma
mudança significativa no ambiente externo (social, político, tecnológico). Há
uma necessidade de repensar as coisas, planear de forma diferente, adaptar.
Penso que o ambiente actual exige museus que sejam tanto sobre o presente como
sobre o passado. Exige curadores que estejam preparados para trabalhar não
apenas para os seus pares, mas também para as pessoas "normais" que
desejam desfrutar o museu e que o vêem como parte das suas vidas e comunidades.
Sim, isso significa prestarmos atenção e sermos sensíveis às mudanças que estão
a acontecer. Sim, isso significa partilhar a autoridade e criar um espaço para diferentes
visões do mundo. Sim, isso significa experimentar e correr riscos. Sim, isso
significa desenvolver novos programas e capacidades. Não, isso não significa
que os museus devem tornar-se em algo diferente, algo que não são (de centros
comunitários a centros de saúde, serviços correctivos de jovens, etc.). Não,
isso não significa que todos somos curadores. Não, isso não significa que
possamos confundir projectos de “crowdsourcing” com projectos "dá-às-pessoas-o-que-elas-pedem".
Então, como fazer
isso? Penso que os museus e os profissionais que neles trabalham devem
centrar-se na sua posição competitiva. Devem concentrar-se no que os torna
especiais, diferentes de outras instituições. Devem capitalizar os seus pontos
fortes e desenvolver as capacidades necessárias para enfrentar e trabalhar com
novas realidades. O objectivo final é permanecer vivo e relevante. E para isso
é preciso também alguma atitude.
Ainda neste blog
Mais leituras
Elen Gamerman, Everybody´s an art curator
Ed Rodley, ’Outsourcing’ the curatorial impulseNina Simon, Where´s the community in the crowd
Maria Isabel Roque, Ser ou não ser museu. Eis a questão
Mike Murawski, The moon belongs to everyone: embracing a digital mindset in museums
Athina Lugez, What is photography when everyone’s a photographer?
Jasper Visser, The future of museums is about attitude (not technology) - (vídeo)
Nina Simon, Opening up the museum (vídeo)
Ed Rodley, ’Outsourcing’ the curatorial impulseNina Simon, Where´s the community in the crowd
Maria Isabel Roque, Ser ou não ser museu. Eis a questão
Mike Murawski, The moon belongs to everyone: embracing a digital mindset in museums
Athina Lugez, What is photography when everyone’s a photographer?
Jasper Visser, The future of museums is about attitude (not technology) - (vídeo)
Nina Simon, Opening up the museum (vídeo)
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