Tuesday 2 June 2020

Não consigo respirar

Joe Raedle / Getty Images, retirado de NPR

O ano de 2014 foi marcado nos EUA pela morte de negros desarmados nas mãos de polícias nas cidades de Ferguson, Cleveland e Nova Iorque. Foi o ano em que Eric Garner morreu, repetindo "Não consigo respirar" ...

Nesse mesmo ano, na sua declaração conjunta sobre Ferguson e eventos relacionados (que ficou conhecida como “Museums Respond to Ferguson”), profissionais dos museus posicionaram-se sobre o papel dos museus perante essas mortes trágicas. Há três pontos dessa declaração que destaquei num post que escrevi na altura.

Primeiro, os signatários lembraram a todos que “Novas leis e políticas irão ajudar, mas qualquer movimento em direcção a uma maior compreensão e comunicação cultural e racial deve ser apoiado pela infra-estrutura cultural e educativa do nosso país. Os museus fazem parte desta rede educativa e cultural.”

Segundo, que "Como mediadores culturais, todos os museus devem comprometer-se em identificar de que forma podem relacionar-se com questões contemporâneas relevantes", independentemente de suas colecções.

Em terceiro lugar, e mais importante no momento pelo qual os EUA estão a passar agora, eles declararam o seguinte: “Até agora, apenas a Association of African American Museums emitiu uma declaração formal sobre as questões mais amplas relacionadas com Ferguson, Cleveland e Staten Island. Acreditamos que o silêncio de outros museus envia uma mensagem de que estas questões são uma preocupação apenas para os afro-americanos e os museus afro-americanos. Sabemos que este não é o caso."

Sabíamo-lo então e sabemo-lo agora. Com a morte, na semana passada, de mais um homem negro desarmado, George Floyd, sob o joelho de um polícia, repetindo "Não consigo respirar" - a mais recente de uma série de mortes de negros desarmados nas mãos da polícia este ano -, o cenário no mundo dos museus americanos parece bastante diferente. Quase seis anos após a declaração “Museum Respond to Ferguson”, parece haver uma maior consciência entre os museus em relação às suas responsabilidades perante as comunidades - membros da sua equipa, artistas, vizinhos, visitantes, doadores e apoiantes

(clique nas imagens para as tornar maiores ou no link para as visualizar no Facebook)

Oakland Museum of California no Facebook
Metropolitan Museum no Facebook
Whitney Museum of American Art no Facebook
High Museum of Art no Facebook
The Phillips Collection no Facebook
Tate Gallery no Facebook

Portanto, talvez neste momento a pergunta a ser feita seja "Essas questões são uma preocupação apenas para os museus americanos?". Com certeza que não, e não importa o quanto tentemos convencer-nos a nós próprios – que "não somos racistas, mas..." - do contrário. O progresso verificado nos EUA - talvez também porque a actual presidência tenha tornado algumas organizações culturais mais conscientes de seu papel e responsabilidades na sociedade, bem como dos seus fracassos no passado ​​- é significativo, traz esperança. Esperança que, por exemplo, um dia, a maioria das pessoas em Portugal reconheça instantaneamente os nomes Cláudia Simões ou Flávio Almada e que isso se deva também aos museus e outras organizações culturais do país. Isto tem a ver com as nossas relações culturais, com o vivermos juntos em sociedade, com a política no melhor dos sentidos. Isso acontecerá quando os museus assumirem o seu papel político. Mas também quando os cidadãos exigirem que o façam.


Mais neste blog






Mais leituras


Alex Greenberger, Teresa Solomon, Major US museums criticized for responses to ongoing George Floyd protests


Alex Greenberger, Longtime MOCA Cleveland director Jill Snyder resigns, urges museum to diversify leadership


Alex Greenberger, Alleging ‘Plantation-Like Culture,’ Former Workers Accuse New Orleans Museum of Art of Racism and Hypocrisy


Alexandre Antonelli, Director of Science at Kew: it's time to decolonise botanical collections


American Alliance of Museums, Racial equity and inclusion plan primer


ArtNews, Statements from major US museums about the George Floyd protests


Benjamin Lee, 'This ends today': over 300 stage figures call out 'anti-blackness' of US theatre


Black, Indigenous and People of Color (BIPOC) Theatremakers, We see you, White American Theater


Catherine Hickley, 'Time to give back the swag, guys!' British Museum unleashes Twitter storm with statement on Black Lives Matter


Charles McNulty, Playwrights are calling out racism in theater. Their art lights a path to justice


Gus Casely-Hayford, There is a moment


Holland Cotter, Museums Are Finally Taking a Stand. But Can They Find Their Footing?


Holliday Phillips, Performative allyship is deadly (here's what to do instead)


Jessica Gelt, The spreadsheet that shook the theater world: Marie Cisco’s ‘Not Speaking Out’ list


Joan Baldwin, The chickens come home to roost: museum values in times of crisis


Joi-Marie Mckenzie, Guggenheim's first black curator calls museum out for institutional racism and hypocrisy


Kelvin Dinkins, Jr. and Al Heartley, We don't want your statements, American Theater

Killer Mike’s emotional plea to Atlanta protesters (video) - Nota: Killer Mike tornou-se membro do Board do High Museum of Art em Atlanta em 2018 (ler mais)


No comments: