Monday 3 February 2020

Onde estão as oportunidades? A propósito da nova estratégia do Arts Council England

Imagem retirada do website do Arts Council England.

Há uns dias, li no Guardian um artigo sobre o jovem violoncelista Sheku Kanneh-Mason. Kanneh-Mason tem 20 anos, ficou conhecido quando tocou no casamento de Harry e Meghan e, há alguns dias, tornou-se no primeiro violoncelista a chegar ao top 10 de música no Reino Unido. Ele sem dúvida (e felizmente) teve as oportunidades certas, assim como cada jovem deveria ter. Aproveitou-as e fez maravilhas com elas.

Kanneh-Mason está consciente da importância de ter a oportunidade, de ter acesso. "Eu beneficiei de muita educação musical. Pensar que muitas pessoas não terão nem a mais pequena hipótese de algo com o mesmo nível é uma vergonha. A diversidade tem de começar muito antes das pessoas irem às audições. Se a educação não tiver investimento e não for apoiada, nada mudará.”

Lembrei-me das suas palavras quando li a nova estratégia para os dez próximos anos do Arts Council England (ACE), Let's Create, que diz que “Os grandes artistas, intérpretes, escritores e curadores de 2040 e 2050 precisam de ser nutridos agora.”  Como é bom ver uma organização de financiamento estatal reconhecer isso mesmo.

Para preparar este novo documento, o ACE conversou com mais de 5.000 pessoas, não apenas com o “sector”, mas também com membros do público, incluindo crianças e jovens. Conseguiram identificar algumas "questões" que, ouso dizer, soariam familiares para profissionais e pessoas em todos os países. Então, imaginem…

“[Na Inglaterra] Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ​​com o rótulo 'as artes' e associam-no apenas às artes visuais ou à 'alta cultura', como o bailado ou a ópera. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas neste país tem vidas culturais activas e valoriza oportunidades para ser criativa.

Existem grandes variações socio-económicas e geográficas nos níveis de envolvimento com a cultura com financiamento público.

As oportunidades para crianças e jovens experimentarem a criatividade e a cultura dentro e fora da escola não são iguais em todo o país.

Ainda existe uma falta persistente e generalizada de diversidade nas indústrias criativas e nas organizações culturais com financiamento público, embora a consciencialização sobre o assunto seja maior do que costumava ser.

Os modelos de negócios das organizações culturais que recebem financiamento público são muitas vezes frágeis (…)

Muitos profissionais criativos e líderes de organizações culturais falam de um recuo em termos de inovação, da tomada de riscos e do desenvolvimento sustentado dos talentos.” (p.9)

Considerando que estas são “as questões”, o ACE faz a seguinte declaração em termos da sua estratégia:

“Valorizará o potencial criativo de cada um de nós, proporcionará às comunidades de todos os cantos do país mais oportunidades para apreciar a cultura e celebrar a grandeza de qualquer tipo. Marca uma mudança significativa, mas evolutiva: honrar e aproveitar os sucessos da última década, enquanto enfrenta os desafios e abraça as emocionantes possibilidades da próxima. Esses desafios - desigualdade de riqueza e de oportunidades, isolamento social e problemas de saúde mental e, acima de tudo, a emergência climática acelerada - são muitos.”

Parece uma tentativa de colocar todas as palavras certas num parágrafo e a tentação de dizer "como é que isto se traduz na prática?" é quase irresistível. Ao mesmo tempo, esses são problemas reais, conhecidos, que têm tido um enorme impacto em diferentes sociedades (e em resultados eleitorais). Nos nossos países, não estamos nem perto de reconhecer formalmente esse impacto e de ter uma discussão tão ampla; muito menos permitir que esta molde uma política cultural pública. Mas... isto é Cultura.

O ACE identifica a seguir três (algo vagos) resultados desejados (pp. 33-41): pessoas criativas, comunidades culturais, país criativo e cultural. De seguida, associa-os a quatro princípios de investimento (pp. 45-53): ambição e qualidade; dinamismo; responsabilidade ambiental; inclusão e relevância. “Acreditamos que as organizações comprometidas em aplicá-los estarão mais aptas a apresentar os resultados desejados e a proporcionar maiores benefícios para o público”, afirma o ACE (p.45).

De que é que eu gosto nesta estratégia?

Antes de tudo, do facto de servir para actualizar a anterior (Great Art and Culture for Everyone), mostrando um sector que se move metodicamente, aproveitando experiências e conhecimentos anteriores, avaliando e definindo as etapas que levarão a política para a frente. Além de, aparentemente, estar em contacto com a sociedade à sua volta e elaborar políticas por causa dela e não apesar dela.

Também acho muito positivo que a estratégia reconheça que a cultura e as artes sejam muito mais do que o consumo do trabalho dos artistas e que seja necessário dissolver “barreiras entre artistas e o público com o qual eles interagem” (p. 2), bem como criar as condições para que “os sectores profissional e voluntário possam trabalhar em conjunto para ajudar a moldar uma oferta cultural mais forte nas aldeias, vilas e cidades” (p.26). É sobre isso que o relatório do King's College Towards Cultural Democracy alertava em 2017.

O documento está também bem estruturado, começando pela identificação dos problemas que precisam de ser abordados, avançando para a definição dos resultados desejados, mas também os filtros que o ACE usará para avaliar as propostas, os chamados princípios de investimento. Parecem-me muito adequados, considerando os problemas que a Inglaterra precisa de abordar e a mentalidade necessária para os resolver com eficiência.

Finalmente, a parte da accountability é algo sempre apreciado por aqueles entre nós que trabalham em contextos onde a tradição manda congratularmo-nos porque fizemos algo, sem pensar no como o fizemos e se os objectivos foram alcançados ou não. “Para cumprir esta estratégia, o Arts Council England precisa de mudar”, lê-se na página 56, o início do capítulo intitulado “O nosso papel e compromisso”.

Procurando as reacções do sector cultural inglês, encontrei o documento ACE in a hole? An alternative cultural strategy for England, escrito no mês passado por John Holden, John Kieffer, John Newbigin e Shelagh Wright (com quem tenho o privilégio de trabalhar no projecto RESHAPE). Baseia-se no documento de consulta do ACE Shaping the Next Ten Years, que estabelece um primeiro rascunho de prioridades para o documento de estratégia. Como foi escrito antes da publicação do documento final da estratégia, não sei se foi levado em consideração pelo ACE. Neste momento, os dois documentos parecem estar bastante próximos no que estão a advogar, especialmente no que diz respeito a alguns dos problemas que precisam de ser abordados, com os quatro autores a considerá-los no contexto de quatro princípios muito relevantes: Justiça, Confiança, Accountability e Risco.

Telmo Martins (Foto: Maria Vlachou)
Comecei este texto citando um jovem violoncelista britânico. Termino citando um jovem contrabaixista português. Em 2016, entrevistei para este blog Telmo Martins, um jovem membro da Orquestra Geração. Nessa altura, tinha acabado de entrar na Escola Superior de Música. Hoje, toca regularmente com a BBC National Orchestra of Wales.

"A Orquestra Geração deu-me a música, mas também amigos em todo o mundo, oportunidades para aprender mais e ajudar os outros. Em geral, tornei-me numa pessoa melhor, aprendi a ouvir e a falar, a respeitar e a ser disciplinado. (…) Os alunos do Conservatório não estão muito contentes com os apoios que a Orquestra Geração está a receber e com todas as oportunidades dadas aos seus membros. Falei com eles, entendo-os. Eles seguiram o caminho normal e estão a pagar pelas suas aulas. Mas o que lhes digo é que, se não fosse dessa maneira, eu não teria tido acesso doutra forma a esta oportunidade."

Os jovens continuam a lembrar que há necessidade de haver oportunidades. Estaremos a ouvir?


More readings

Mark Brown, “Arts Council England aims to foster culture in every 'village, town and city'”, in The Guardian, 27.1.2020 

Robert Hewison, “A strategyfor self-preservation”, in Arts Professional, 3.10.2019 (para assinantes)

 

Ainda neste blog
Limões azedos, limonadas doces

Primeiros pensamentos sobre o plano nacional das artes

Reflexões governamentais sobre o acesso à cultura


Vídeos

Sobre oportunidades para jovens negros: Keynote speech de Sade Brown no IETM Hull (desde 21:31:00)


 

Sobre a vida cultural das pessoas: Keynote speech de Stella Duffy na conferência "Isto é Partis 2020", Calouste Gulbenkian Foundation (desde 1:41:15)


 

No comments: